Revista Reformador

Desafio é poder

Numa análise mais acurada da conjuntura em que estamos inseridos, identifica-se que a Terra passa por transformações profundas em todos os aspectos. Mudanças, seguidas de crises, colocam a Humanidade perante desafios que conduzirão ao progresso ensejado e a patamares mais elevados, se bem aproveitados.

Faz-se mister ressaltar que, sem desafios, o ser humano não se fortalece, nem se desenvolve, nem cresce, porque as dificuldades possibilitam a busca de soluções, e estas, quando acertadas, impulsionam o desenvolvimento material e espiritual do ser.

Dificuldades são desafios e os desafios se transformam em poder para aqueles que conseguem suplantá-los, despendendo esforço, inteligência, boa vontade e, quase sempre, muito trabalho. Assim, há crescimento, evolução e aperfeiçoamento, pois no enfrentamento a luta possibilita que os valores latentes, adormecidos, acordem, desde que haja coragem, vontade de vencer e escolha correta.

Quando as dificuldades batem à porta e o anfitrião tem a visão do Espírito imortal, enfrentá-las significa acolhê-las, analisá-las, entender seu contexto e enfrentá-las à luz do Evangelho que, esclarecido pela Doutrina Espírita, faz crescer aquele que, pelo testemunho, demonstra sua capacidade de conquistar a si mesmo.

Desafio é poder, sim; no entanto, o poder maior é aquele que permanece com o Espírito imortal em qualquer dimensão em que ele se encontre. Daí, ser poderoso é acrisolar as virtudes santificantes que só o Amor é capaz de fazer florescer onde quer que se esteja.

Os desígnios do Pai são perfeitos e a sua misericórdia atende sempre o que é necessário
para a evolução do Espírito imortal.

Sejamos, então, fortes e poderosos, não porque exercitamos o físico ou possuímos os poderes convencionais do mundo, mas porque, desta vez, a fortaleza se assenta no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e na vivência de seu código de conduta, a fim de que, um dia, sejamos páginas vivas de sua mensagem redentora, participando de um mundo melhor e de paz, em que o Bem estará instalado em cada criatura e a sua prática será habitual em toda Humanidade.

Sigamos confiantes no Caminho que Jesus indicou, porque este é o melhor presente a lhe oferecer no dia que se convencionou comemorar o seu nascimento.

Feliz Natal!