Revista Reformador

Renovando costumes
há 140 anos

Aqueles eram dias difíceis para os espíritas da primeira hora no Brasil, principalmente no que respeita à divulgação doutrinária, que encontrava no Catolicismo o seu grande opositor. Foi nesse contexto que, em junho de 1882, Augusto Elias da Silva resolveu escrever uma réplica a uma Pastoral da Igreja, em que o Chefe desta, no Rio de Janeiro, declarava: “Devemos odiar [o Espiritismo] pelo dever de consciência”.

Como não conseguiu espaço para inserir o artigo em nenhum meio de comunicação, foi tomado do desejo de possuir um jornal próprio, a serviço das ideias liberais. E, quase sozinho, fazendo sacrifício acima de suas possibilidades, veio a concretizar a ideia seis meses após, ao editar a revista Reformador em 21 de janeiro de 1883, com o propósito de renovar os costumes com base nos postulados do Espiritismo.

Coube a Augusto Elias da Silva a iniciativa de fundar a Federação Espírita Brasileira (FEB), em 2 de janeiro de 1884, e uma de suas primeiras resoluções foi a incorporação do órgão Reformador à nova Sociedade.

Desde então, sem jamais interromper suas edições, Reformador vem, ao longo dos seus 140 anos, difundindo o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, registrando a História do Espiritismo no Brasil, esclarecendo dúvidas e consolando corações aflitos e sedentos de paz.

Mantê-lo editado mensalmente é um trabalho minucioso que exige seleção de artigos coerentes com a Doutrina Espírita e de articulistas dedicados que colaboram com a difusão do Espiritismo. Não se trata, apenas, de uma revista, mas de um veículo de comunicação que prima pela coerência, fidelidade e respeito à Doutrina Espírita, a qual vem esclarecendo e instruindo os homens desde a sua codificação, abrindo uma era nova para a Humanidade.

Reformador tem cumprido o seu papel de renovar e abrandar os costumes com artigos que elevam o intelecto, a moral e instigam a reflexões profundas sobre a natureza, origem e destinação do Espírito imortal. Suas edições acumulam um acervo histórico único, atual[1]mente disponível no portal da Federação Espírita Brasileira, para conhecimento e pesquisa dos interessados.

Neste ano comemorativo dos seus 140 anos de existência, parabenizamos os atuais responsáveis pela elaboração de tão peculiar periódico, Reformador, sem olvidar os que nos precederam neste labor de colocar a lume temas que elevam, esclarecem e enaltecem a luz, a paz, o consolo e a edificação. Prossigamos confiantes, renovando costumes e espraiando a luz acima do alqueire.